A Ponte da Integração, segunda conexão rodoviária entre o Brasil e o Paraguai sobre o Rio Paraná, deve ser oficialmente aberta ao trânsito em 1º de dezembro de 2025. O anúncio foi feito por Justo Zacarías Irún, diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, durante entrevista à imprensa paraguaia.
A estrutura, que une Presidente Franco (Paraguai) a Foz do Iguaçu (Brasil), foi concluída há três anos e é vista como estratégica para o desenvolvimento da região trinacional. A expectativa é de que sua inauguração reduza o congestionamento no Puente de la Amistad, fortaleça o comércio, estimule a logística e aprofunde a integração econômica entre os dois países.
De acordo com Zacarías Irún, o atraso na liberação se deve às obras complementares no lado brasileiro, que agora entram na fase final. Ele afirmou que os acessos rodoviários e ajustes técnicos serão concluídos até 30 de novembro, abrindo caminho para a operação completa da nova passagem internacional no dia seguinte.
“Finalmente vão entregar essas obras no dia 30 de novembro, e no dia 1º de dezembro tudo estará pronto para operar o ponte”, declarou Zacarías.
A inauguração oficial deve contar com a presença dos presidentes Santiago Peña, do Paraguai, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, na primeira ou segunda semana de dezembro, segundo o diretor da Itaipu.
Zacarías destacou ainda que a Itaipu Binacional, responsável pelo financiamento da infraestrutura, concluiu tanto a ponte quanto o acesso provisório em Presidente Franco dentro do prazo previsto. A entrega definitiva, portanto, depende apenas das obras finais do lado brasileiro.
Além da ponte, o diretor comentou o andamento das negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, tema que envolve a revisão das bases financeiras e operacionais da usina. Segundo ele, o assunto agora está nas mãos dos presidentes Peña e Lula, com suporte técnico da binacional. Após impasses recentes provocados por “escutas telefônicas”, as conversas devem avançar de forma mais ágil.
Com o início da operação da nova ponte, a expectativa é de que, em breve, o fluxo de veículos e cargas entre Brasil e Paraguai se torne mais rápido e eficiente. A Ponte da Integração reforça a vocação logística da fronteira e deve gerar impacto direto sobre o turismo e o comércio regional, principalmente em Foz do Iguaçu, Presidente Franco e Ciudad del Este — cidades que juntamente com Puerto Iguazú, na Argentina, compõem o coração econômico da Região Trinacional.