O “Natal das Cataratas: Águas, Luzes e Magia” será oficialmente aberto neste domingo (07), com um dos momentos mais aguardados da programação: a entrega da chave da cidade ao Papai Noel, na Praça da Paz, às 19h. A festividade é organizada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, marcando o início do período mais encantado do ano.
Antes da cerimônia oficial, às 18h, uma carreata da Havan percorre as avenidas centrais com três caminhões cenográficos ornamentados, levando luzes, música e a atmosfera mágica do Natal para moradores e turistas.
Na sequência, o prefeito General Silva e Luna entrega simbolicamente a chave da cidade ao Papai Noel, abrindo oficialmente o “Natal das Cataratas: Águas, Luzes e Magia”.
As atividades começam já na quinta-feira, 04 de dezembro, com a Feira de Natal da JK, a partir das 18h, na terceira pista da Avenida Juscelino Kubitschek.
O espaço contará com cerca de 80 feirantes, oferecendo gastronomia, artesanato, produtos criativos e opções de presentes para iguaçuenses e visitantes da região trinacional.
Além das barraquinhas, todos os dias até 04 de janeiro haverá atrações culturais, com apresentações musicais e circenses de artistas locais.
“A Feirinha da JK já é um sucesso todos os domingos e, no mês de dezembro, a população e os turistas poderão aproveitar esse atrativo diariamente”, afirma o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
O Réveillon em Foz do Iguaçu será celebrado também na Praça da Paz. A programação começa às 19h do dia 31 de dezembro com shows de bandas locais, e, a partir das 22h, uma banda convidada fará a festa com repertório para todos os públicos, celebrando a chegada de 2026.
A decoração do “Natal das Cataratas: Águas, Luzes e Magia” traz inovação e sustentabilidade como marcas principais.
As praças centrais e vias de grande movimentação — como as avenidas Brasil, Pedro Basso e das Cataratas — recebem peças feitas em bambu, material renovável e de baixo impacto ambiental, produzidas com técnicas artesanais refinadas.
Os elementos decorativos incluem:
A proposta reforça a identidade da cidade, reconhecida pela preservação ambiental, energia limpa e belezas naturais.