A abertura do Natal da Família – Itaipu Mais que Energia levou mais de 28 mil pessoas ao Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, na noite deste sábado (6). A estimativa considera a metragem do espaço, já adaptado com palco e decoração especial. O público se encantou com o espetáculo da Cia. Despertar, inspirado no conto A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen, que uniu música, dança e acrobacias no palco e no ar.
O acendimento das mais de 200 mil lâmpadas marcou o início oficial da programação, que segue até 4 de janeiro, com shows, oficinas, atrações interativas e a presença do Papai Noel — tudo com acesso gratuito.
No discurso de abertura, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou o papel do espaço.
“O Gramadão foi criado para as famílias ocuparem, usufruírem e se divertirem juntas”, afirmou.
Ele também reforçou a importância da celebração em um contexto de divisões sociais.
“Temos que respeitar as diferenças e reconhecer todos como irmãos. Assim, fortalecemos o espírito de solidariedade e igualdade”, completou.
Também participaram da cerimônia:
Muitas famílias chegaram cedo para garantir o melhor lugar no espetáculo “O Natal de Lucca”. A secretária Daniele Cristina Oliveira de Souza assistiu à apresentação com o marido, familiares e amigos.
“A magia do Natal está aqui. As luzes, as árvores gigantes, tudo encanta”, comentou.
O mecânico Sérgio Aparecido Silva de Souza reforçou que o espetáculo superou as expectativas.
“Viemos nos últimos três anos. Este foi ainda mais especial”, disse.
Entre os momentos mais aplaudidos, esteve a cena em que uma malabarista suspensa sob uma grande esfera em formato de planeta exibiu uma faixa com a palavra Paz. O Coral da Itaipu integrou essa parte da apresentação. O encerramento, com “neve” artificial cobrindo o Gramadão, também emocionou o público.
A estudante muçulmana Jihane Darwich, de 15 anos, participou do evento mesmo não celebrando o Natal.
“Vi as notícias e quis ver de perto. O importante é respeitar e aproveitar o que a festa oferece”, afirmou.
O movimento também animou comerciantes. A vendedora Daiane Pereira Meyer, que trabalha em uma barraca de açaí e crepes, comemorou o aumento nas vendas.
“Queremos ficar todos os dias. É ótimo para o comércio local”, destacou.
A Itaipu estima que o evento deve injetar cerca de R$ 10 milhões no comércio local, conforme metodologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além das atrações do Gramadão, a carreta-palco Energia de Natal percorre bairros de Foz e cidades lindeiras com espetáculos gratuitos. Serão 20 apresentações entre 1º e 21 de dezembro.
O enredo aborda o esforço do Papai Noel para impedir o aquecimento global, levando-o a estudar a maior geradora de energia limpa do mundo: Foz do Iguaçu.
A programação completa está disponível em: www.itaipu.gov.br/natal
Fotos: Alexandre Marchetti/Divulgação Itaipu Binacional