O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), registrou em outubro de 2025 o maior movimento para o mês em toda a história. Ao todo, 181.065 pessoas visitaram o atrativo, número 8,39% superior ao de outubro de 2024, quando foram contabilizados 167.049 visitantes. O resultado também superou o recorde de 179.640 turistas, alcançado em outubro de 2019.
Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural e lar das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, o parque recebeu visitantes de 127 nacionalidades, segundo balanço da Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação.
Os brasileiros lideraram o fluxo turístico em outubro, com mais de 103 mil visitantes. Em seguida vieram:
Para o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, o resultado reafirma o peso do parque para o Estado.
“O Paraná tem opções prontas para receber visitantes do mundo todo, e estamos engajados em conquistar cada vez mais o público nacional e internacional”, afirmou.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destacou que novos voos diretos para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, vindos do Distrito Federal e de São Paulo, devem aumentar ainda mais o fluxo turístico. Ele lembrou ainda que a nova pista do aeroporto foi homologada, o que amplia a perspectiva de novos voos internacionais.
“A cidade já é reconhecida mundialmente pelas Cataratas, mas também tem diversas outras opções de lazer aos turistas”, disse.
O desempenho consolida uma sequência de conquistas. Neste ano, o parque foi eleito novamente o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor, além de ser o único brasileiro entre as 25 melhores atrações do mundo.
No acumulado entre janeiro e outubro de 2025, 1.660.206 turistas passaram pelo parque — um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado (1.510.447 visitantes).
Segundo o CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo, o bom desempenho reflete os investimentos no atrativo.
“Estamos crescendo com qualidade, preservando o patrimônio natural e elevando a experiência turística a um novo patamar”, afirmou.
Entre as novidades, ele destacou a inauguração do Espaço Usina, que resgata aspectos históricos e culturais e se soma a trilhas, ciclovia pavimentada, serviço Bike Iguaçu e experiências exclusivas, como Amanhecer, Pôr do Sol e Céu das Cataratas.
A cidade segue ampliando sua vocação para o turismo. Apenas entre janeiro e agosto, os principais atrativos do município somaram mais de 3,3 milhões de visitantes.
Segundo Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, a infraestrutura da cidade evolui para acompanhar a demanda.
“Hospedagens estão surgindo, hotéis fazem reformas e atrativos criam novos roteiros. A demanda está aumentando, e o Estado acompanha esse crescimento.”
O calendário de inaugurações deve ampliar o interesse turístico nos próximos anos. Em 2027, Foz do Iguaçu será o primeiro destino das Américas e do Hemisfério Sul a receber um satélite do Centre Pompidou, renomado museu francês.
Além disso, o Aquafoz, aquário com 24 mil m² de área e 28 tanques com 3,3 milhões de litros de água, tem inauguração prevista para 14 de novembro. Instalado ao lado do Centro de Visitantes, exibirá mais de 300 espécies da bacia amazônica e dos rios Paraná e Iguaçu.