Aeroporto de Foz do Iguaçu registra alta de 10% no movimento de passageiros em agosto

Aeroporto de Foz do Iguaçu registra alta de 10% no movimento de passageiros em agosto

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fechou agosto com mais de 197 mil passageiros, consolidando a sequência de crescimento que vem marcando os últimos anos. O resultado representa um aumento de 10,15% em relação a agosto de 2024, quando o terminal registrou 179 mil viajantes.

O ritmo de expansão não é novidade. Em agosto de 2023, mais de 168 mil passageiros haviam passado pelo aeroporto, um salto de 17% em comparação a 2022, quando o número ficou em torno de 135 mil.

Além do avanço no fluxo de viajantes, o terminal contabilizou 1.253 movimentos de aeronaves, entre pousos e decolagens, apenas em agosto.

Estrutura reforçada

O gerente do aeroporto, Vinícius Bueno, atribui os resultados à eficiência operacional, ampliada após a conclusão das obras de modernização entregues em janeiro de 2025 pela Motiva Aeroportos.

“O ano de 2025 vem sendo especial para o Aeroporto de Foz do Iguaçu. Já havíamos registrado a melhor taxa de ocupação do país no primeiro trimestre e um crescimento de 11% no primeiro semestre. Com o trabalho da equipe da Motiva, seguimos firmes para retomar os índices pré-pandemia”, avaliou.

De janeiro a julho de 2025, aproximadamente 1,25 milhão de passageiros passaram pelo terminal. A expectativa é que o aeroporto alcance a marca de 2,2 milhões de viajantes até dezembro.

Conexão estratégica

Fundado em 1974, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu desempenha papel central na conexão entre o Brasil e o mundo, especialmente pelo turismo nas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza. Em 2024, recebeu um investimento de R$ 350 milhões em obras de modernização, ampliando a infraestrutura.

O terminal está sob a administração da Motiva desde março de 2022.

A força da Motiva

Reconhecida como a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, a Motiva atua em rodovias, trilhos e aeroportos. A companhia administra 39 ativos em 13 estados, com mais de 16 mil colaboradores. No setor rodoviário, responde por 4.475 quilômetros e cerca de 3,6 mil atendimentos diários.

Na área ferroviária, transporta anualmente 750 milhões de passageiros por meio de metrôs, trens e VLT. Já em aeroportos, são 17 unidades no Brasil e três no exterior, com atendimento a cerca de 45 milhões de clientes por ano. Primeira empresa brasileira a integrar o Novo Mercado, a Motiva figura há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.

Entre com a sua conta.

Entrar